Baseado no material de Estudos
o “Método pedagogizador” se resume a instruir, reproduzir um tipo de
conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno e visa
atender uma sociedade mercadológica e tecnocrática, por esse motivo as
propostas pedagógicas são voltadas a uma aplicação de técnicas direcionadas a
um sujeito, que se refere ao aluno, que segundo esse método é tratado como um
objeto a ser conhecido e treinado para atender as demandas do mercado de
trabalho.
Já
o método pedagogizador tem sido muito criticado por alguns teóricos da educação,
pretendendo realmente que haja mudanças qualitativas mas
ainda não se conseguiu avanços significativos e continua a formar os novos professores no
mesmo método tradicional e arcaico..
Ele
não elaborou uma Filosofia da Educação, mas a partir de sua visão e propostas é
possível a construção de uma educação que possibilite aos sujeitos desenvolver
a competência interativa que os leve a capacidade de questionar as normas que
vigora na sociedade. Nesse sentido, converter a ciência em matéria de ensino, é
colocar parâmetros pedagógico-didáticos na docência da disciplina, ou seja,
juntar os elementos lógico-científicos da disciplina com os
políticos-ideológicos, éticos.
A
Teoria da Ação Comunicativa concebe o espaço da escola como um espaço de
exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e
comunidade, com o objetivo de discutir os rumos da sociedade, busca construir
uma educação voltada para a formação do sujeito emancipado, sensível e ético. ou
seja, a partir do momento que as pessoas se perceberem como sujeitos e atores
sociais, poderão pensar em uma nova sociedade, mais justa e igualitária.
Demorei a entender esse método, mas descobri que a educação supera e aplica todas as técnicas com intuito de atender as exigências de aprendizagem do aluno e valorizar a intersubjetividade para formar sujeito emancipado, sensível e ético
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