sábado, 12 de maio de 2012

MÉTODO “PEDAGOGIZADOR” E A PRÁTICA EDUCACIONAL VOLTADA PARA INTERSUBJETIVIDADE.



Baseado no material de Estudos o “Método pedagogizador” se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno e visa atender uma sociedade mercadológica e tecnocrática, por esse motivo as propostas pedagógicas são voltadas a uma aplicação de técnicas direcionadas a um sujeito, que se refere ao aluno, que segundo esse método é tratado como um objeto a ser conhecido e treinado para atender as demandas do mercado de trabalho.
            Já o método pedagogizador tem sido muito criticado por alguns teóricos da educação, pretendendo realmente que haja mudanças  qualitativas   mas ainda não se conseguiu avanços significativos  e continua a formar os novos professores no mesmo método tradicional e arcaico..
            Ele não elaborou uma Filosofia da Educação, mas a partir de sua visão e propostas é possível a construção de uma educação que possibilite aos sujeitos desenvolver a competência interativa que os leve a capacidade de questionar as normas que vigora na sociedade. Nesse sentido, converter a ciência em matéria de ensino, é colocar parâmetros pedagógico-didáticos na docência da disciplina, ou seja, juntar os elementos lógico-científicos da disciplina com os políticos-ideológicos, éticos.
            A Teoria da Ação Comunicativa concebe o espaço da escola como um espaço de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o objetivo de discutir os rumos da sociedade, busca construir uma educação voltada para a formação do sujeito emancipado, sensível e ético. ou seja, a partir do momento que as pessoas se perceberem como sujeitos e atores sociais, poderão pensar em uma nova sociedade, mais justa e igualitária.

Um comentário:

  1. Demorei a entender esse método, mas descobri que a educação supera e aplica todas as técnicas com intuito de atender as exigências de aprendizagem do aluno e valorizar a intersubjetividade para formar sujeito emancipado, sensível e ético

    ResponderExcluir