quarta-feira, 2 de maio de 2012

MITO

                                     



Um mito é uma estória que busca explicar  uma dada cultura ou religião.sendo assim ele  procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais).  o mito é uma tentativa de explicar a realidade.
A explicação através dos mitos é oposta à explicação através da filosofia. Enquanto o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica. Ao
 mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).

       O termo "mito" é utilizado para se referir às crenças comuns na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem
 uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega
 e a mitologia romana.

Todas as culturas têm seus mitos, alguns dos quais são expressões particulares de arquétipos comuns a toda a humanidade. 
Por exemplo, aqui no Brasil   tem vários mitos  um deles é sobre o saci Pererê onde se conta que  o saci é  um  menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=17











                                                                                                     

2 comentários:

  1. olá, boa noite
    e ai, vamos ampliar nossos conhecimentos..
    Vejamso que o mito manifesta as verdades do ser. Em suas emanações a Terra faz brotar o vivente na profusão dos seres, assim como os faz retornar ao âmbito de ocultação do não-ser. Falar de mito é embrenhar-se em diversos campos do conhecimento e inúmeras formas de interpretação. O termo já encerra em si grandes contradições: ora como mentira, ora como a verdade íntima escondida atrás de um véu, o mito para muitos nega a razão e a realidade, ainda que quase sempre não haja um questionamento profundo sobre esses dois conceitos.

    ResponderExcluir
  2. A elaboração deste trabalho pretende no fundo tentar perceber até que ponto o mito é importante ou não para o desenvolvimento social, cultural e psicológico do Homem.
    O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.
    Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como uns dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.

    ResponderExcluir