sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles





     Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com ele, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.
Creio que sua contribuição per pendura ate os dias atuais, pois queremos formar alunos pensantes, capazes de enfrentar os problemas, participando de discussões e debates para assim construir seus conhecimentos e estar preparados para a vida.

 



      Aristóteles  foi o pensador grego que mais influenciou a civilização ocidental. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. Foi ele o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica e suas conclusões. Sua importância no campo da educação também é grande, mas de modo indireto. Poucos de seus textos específicos sobre o assunto chegaram a nossos dias. A contribuição de Aristóteles para o ensino está principalmente em escritos sobre outros temas.
 As principais obras de onde se podem tirar informações pedagógicas são as que tratam de política e ética.
"Em ambos os casos o objetivo final era obter a virtude"
  Ainda hoje, Aristóteles é um bom referencial para discutir-se esses temas.    
                                                                   

Um comentário:

  1. Platão e defendia a valorização das crianças, das mulheres e escravos, com a qualificação do ser diminuiria as injustiças.
    Aristóteles acreditava que os deuses tinham características humanas; defendia a qualificação de nosso ser, ou seja, através da educação podemos atingir o nível mais elevado de nossa existência e assim ficariam parecidos com os deuses. Ele disse que a educação ou o conhecimento leva o ser humano a buscar o meio termo, o controle das situações.Dois grandes exemplos para a humanidade

    ResponderExcluir